MMA Ea Sports

Jogo de luta traz comandos simples e belo visual.
Título permite que jogadores criem atletas únicos.

Jogo 'EA Sports MMA' reproduz os confrontos de vale-tudo.Jogo 'EA Sports MMA' reproduz os confrontos de
vale-tudo. (Foto: Divulgação)
Plataforma: Xbox 360 (versão testada), PlayStation 3 e iPhone
Produção: Electronic Arts
Desenvolvimento: EA Tiburon
Gênero: Luta
Distribuição no Brasil: Warner Bros.
Jogadores: 1 a 2
Lançamento: 19 de outubro de 2010 nos EUA; 11 de novembro no Brasil
Preço sugerido: R$ 200
Nota: 8,5*

As lutas de Mixed Martial Arts (MMA), ou artes marciais variadas em português, conquistaram o público de todo o planeta, principalmente o brasileiro ao longo da última década. Logo, produtoras como a THQ, dona da série “UFC Undisputed” conseguiram os direitos para criar games baseados no esporte. Demorou um pouco para que a Electronic Arts, que tem em seu currículo uma das melhores séries de esportes – “Fifa Soccer” (futebol), “NBA Live” (basquete), “Madden NFL” (futebol americano), “Fight Night” (boxe) – usar sua experiência nestas lutas. O resultado é “EA Sports MMA”.

O foco do game é permitir que qualquer pessoa, do novato ao experiente, possa se divertir com o título e, por isso, os comandos são simples, inspirados no sistema de “Fight Night”. Assim, para dar socos, o jogador precisa mover a alavanca analógica da direita e golpes como cruzados exigem realizar uma meia-lua na alavanca. Conforme o jogador se acostuma com os comandos, outros estilos de soco são desferidos contra o adversário.
EA Sports MMA 2Game de luta da Electronic Arts tenta criar lutadores próximos do real. (Foto: Divulgação)
Os chutes seguem o mesmo sistema, mas exigem que o jogador pressione o gatilho da esquerda no Xbox 360 ou o L2 no PS3. Leves toques na alavanca analógica permitem chutes nas pernas enquanto chutes fortes visando a cabeça do adversário.

Uma das partes mais interessantes dos confrontos de MMA são as submissões. Em “EA Sports MMA” este quesito está mais simples, exigindo apenas pressionais os botões de ação nos momentos certos. Desse modo, é possível levar o adversário para o chão, tentar conseguir uma posição de vantagem sobre ele, desferir socos para deixá-lo atordoado e até tentar uma chave-de-braço, para forçar o adversário a se render. As diversas possibilidades de golpes permitem a criação de táticas de luta, garantindo que elas nunca sejam iguais.

Além disso, ao iniciar uma batalha, o jogador pode escolher as regras das lutas como Strikeforce, Vale-Tudo, Unificado ou japonês. Além disso, é possível escolher o tipo de ringue e o local da luta – todos inspirados em cenários reais.

O Brasil, que é muito forte na modalidade, está presente com força total no game. Lutadores como Fabricio Wedrum, Renato “Babalu” Sobral, Roger Gracie, Ronaldo “Jacaré” Souza e Vitor “Shaolin” Robeiro estão com suas representações virtuais no jogo, além de arenas localizadas no país como o Ginásio da Comunidade, com uma grande bandeira do Brasil estampada.

Entre os modos de jogo, é possível realizar competições utilizando os lutadores consagrados de todos os lugares do mundo e jogar on-line. Mas o mais interessante é poder acompanhar todo o desenvolvimento de um lutador no “modo história”. O jogador pode criar um atleta e selecionar uma gama enorme de atributos que permitem criar um lutador com aparência única. Em seguida, ele pode utilizar uma pontuação para escolher quais serão as habilidades da criação – melhor em socos ou em luta no chão, por exemplo.
EA Sports MMA 3Assim como as lutas de MMA, o game apresenta um alto nível de violência. (Foto: Divulgação)
Logo após marcar uma luta, é necessário realizar treinos para aprimorar o atleta antes do confronto. É o jogador quem seleciona o que deve ser trabalhado, quantas vezes e por quanto tempo, determinando a evolução do atleta virtual. Nesse modo, também, o lutador aprende novos golpes e novos meios de se defender.
Ao chegar na luta, é importante que o personagem esteja preparado para enfrentar o adversário, principalmente para usar suas fraquezas ao seu favor. Por isso, uma dica é analisar as características do lutador antes do confronto. Obviamente, o seu técnico dá dicas do que é melhor fazer durante esta etapa e, quem preferir, pode pular este período (que pode ser um pouco chato) selecionando o treino automático.

É durante as lutas que é possível ver o belo trabalho dos produtores com o visual de “EA Sports MMA”. Além de os lutadores serem réplicas semelhantes aos mesmos na vida real, eles se “comportam” como seres humanos. Conforme a batalha se desenrola eles suam aos montes, sua aparência muda quando ficam cansados, seus músculos se contraem e, obviamente, se machucam ao levar socos e pontapés.

O game tenta apresentar todos os estilos de artes marciais dos atletas, os ringues, e os locais de treino justamente para agradar aos fãs do esporte. O belo trabalho visual, os comandos simples e a longevidade do game certamente agradarão. Entretanto, dificilmente alguém que não gosta da violência das lutas de vale-tudo vai querer experimentar o título.
EA Sports MMA 1 
'EA Sports MMA'  traz diversos modos de competição da modalidade. (Foto: Divulgação)
*A análise do G1 utiliza uma escala de 0 a 10 e considera a experiência geral do jogo, com base em fatores como inovação, diversão e valor para o jogador.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras dos comentários


- Comentários com palavras ofensivas serão deletados;

- Sem propaganda de blogs ou sites;

- Caso queira deixar o seu site blog, faça isso usando openId;



Saiba comentar, aproveite.