Uganda propõe morte a homossexuais

Só temos mais alguns dias até a entrega da petição. Assine para se manifestar contra a lei anti-gay da Uganda. A petição será entregue às autoridades da Uganda, doadores e embaixadas ao redor do mundo.

ASSINE A PETIÇÃO: Direitos Sim, Repressão Não!

A homossexualidade é, ainda, um tema tabu em África. Na Somália, Sudão, Nigéria e Mauritânia é punível com a pena de morte. No Uganda estuda-se essa possibilidade. A comunidade internacional protesta, mas “valores culturais são mais fortes”, segundo palavras do ministro ugandês da Ética e Integridade.

A homossexualidade é, ainda, um tema tabu em África. Na Somália, Sudão, Nigéria e Mauritânia é punível com a pena de morte. No Uganda estuda-se essa possibilidade. A comunidade internacional protesta, mas “valores culturais são mais fortes”, segundo palavras do ministro ugandês da Ética e Integridade.

África é, sem a menor margem para dúvidas, o continente onde é mais difícil ser homossexual. Mauritânia, Nigéria, Sudão e Somália castigam relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo com a pena de morte. Outros 32 países desta região punem – ainda que não apliquem a pena de morte – com prisão actos homossexuais. A África do Sul é único país onde a união de gays e lésbicas é permitida.

“O Presidente da República têm vindo a defender posições contra os gays”

A próxima nação africana a caminhar para punições mais radicais é o Uganda. David Bahati, deputado naquele país, também defende a pena capital para os que fizerem sexo com portadores de deficiência, menores de 18 anos, ou quando o acusado está infectado com o vírus HIV.

De acordo com alguns analistas da sociedade ugandesa, este projecto lei tem grandes hipóteses de avançar, já que vários líderes políticos, assim como o Presidente da República, Yoweri Museveni, têm vindo a defender posições contra os gays.

O autor do projecto de lei anti-gay no Uganda, David Bahati, explica, desta forma, o que contém o seu texto. “Neste novo projecto não aceitamos a homossexualidade como uma opção sexual. Esta deve ser tratada como um crime normal. Não é um direito humano. Os homossexuais devem ser retirados das ruas. Devem ser presos!”

Para se perceber melhor o que pretende Bahati, deve-se referir que a lei ainda em vigor não inclui a pena de morte para alguém que tente persuadir uma criança a ser gay, e apenas pune gays ou lésbicas se forem apanhados em flagrante durante o acto sexual. Se o projecto do deputado for aprovado, estas duas situações passam, automaticamente, a ser puníveis com pena de morte.

“Acredito que, actualmente, isto é o melhor que podemos oferecer para as nossas famílias e crianças. A homossexualidade pode destruir a nossa sociedade. Já vimos gays a distribuir panfletos na porta das escolas, a tentar persuadir crianças. Vamos, definitivamente, fechar os portões a este mal”, esclareceu David Bahati.

“Quando o tema é a homossexualidade, a igreja e as referências bíblicas fazem sempre parte da discussão”

Igreja e Bíblia

Quando o tema é a homossexualidade, a igreja e as referências bíblicas fazem sempre parte da discussão. Foi, também, com base na Bíblia que Bahati formulou o texto enviado ao parlamento ugandês. “Na Bíblia está bastante claro que a homossexualidade é um crime, e que deve ser punida com a pena de morte. Deus criou-nos para termos relações heterossexuais. Qualquer coisa que fuja deste quadro é considerada abuso sexual”.

Ainda que pareça algo paradoxal, o argumento que refuta a ideia defendida por David Bahati vem de um elemento com relações ao clero. O bispo anglicano Christopher Senyonjo, que foi afastado da Igreja por ser favorável ao direito individual de escolha da própria sexualidade, considera a lei lamentável. “Vai contra os direitos humanos e mostra que ainda existe muita ignorância quando o tema é a sexualidade humana. Para muita gente, e não só em África, apenas devem existir heterossexuais. Precisamos de aprender a respeitar as diferenças, mas este processo leva imenso tempo. O que não podemos fazer é transformar o amor em ódio e, posteriormente, em morte”.

Relativamente às referências bíblicas de Bahati, Senyonjo refuta-las de forma veemente. “Jesus nunca falou em homossexuais. As pessoas baseiam-se em coisas que Ele nunca disse e fazem coisas que Ele, por certo, não aprovaria”.

“A homossexualidade é abominável para a nossa cultura”

A lei passará no parlamento

“É uma lei muito popular. Acho que irá ser aprovada no parlamento!” É desta forma que James Obuturo, ministro da Ética e Integridade, aborda a questão em debate na agenda política do Uganda. O governante é a favor da lei, discordando, apenas, da aplicação da pena de morte. “Os parlamentares são, também, representantes do povo. Tenho conhecimento de que muitos deputados estão a receber ofertas de organizações internacionais para votar contra o projecto, mas isso não vai impedir a aprovação do mesmo”.

Mesmo tendo noção das “pressões externas”, Obuturo não se desvia daquilo a que diz chamarem-se os valores culturais do país. “Ninguém pode interferir nos assuntos internos do Uganda. A homossexualidade é abominável para a nossa cultura. É assim que somos. Acho errado a postura da comunidade internacional em querer impor os seus valores ao Uganda. Fico triste com a reacção externa” critica.

Pressão internacional

Alguns países têm mostrado profundo desagrado com o projecto de lei apresentado por Bahati. Brasil e França, por exemplo, tentaram aprovar uma resolução nas Nações Unidas, na qual defendiam que a homossexualidade é um direito humano. A Suécia já prometeu aplicar várias sanções internacionais ao Uganda. O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, classificou o texto como “inaceitável e odioso”.

33 comentários:

  1. Nem sabia que la tinha gays, pensava que só existiam leões, cabanas e jipes na Africa.
    Ah sim, diamantes também!

    ResponderExcluir
  2. SOU A FAVOR DA LEI

    SE NAO VIRA A PALHAÇADA Q TEMOS EM SP

    TIAGO

    ResponderExcluir
  3. sou a favor de uma lei para morte de idiotas como o tal "tiago".

    ResponderExcluir
  4. estora aquele pais e ja era , se é pra morrer 1 inocente então que morra todos!

    ResponderExcluir
  5. houve um dia que um homem sentado ao lado de sua companheira sentiu fome e trabalhou .
    outro dia sentiu fome e escravizou e por vaidade o homem perdeu sua liberdade
    Homens reinam sobre homens se o amor os une ; diferenças e desavenças uma cor será melhor , uma crença será melhor e alguma cultura inferior e o rancor pela perda da liberdade os separam .
    Os homens que questionam a sexualidade de outros e se apóiam em Deus para justificar o seu ódio é como um castelo sobre as dunas onde quem confia é tolo
    um grande mandamento na minha opinião é o de não matar , para que se possa buscar o entendimento .
    alegria quando o homem desejar felicidade através do bem estar alheio

    ResponderExcluir
  6. Antigamente o homossexualismo era proibido no Brasil. Depois passou a ser tolerado. Hoje é aceito como coisa normal. Eu vou-me embora antes que passe a ser obrigatório.
    Arnaldo Jabor

    É isso ai Tiago! eu tbm não me orgulho nada com o que acontece aqui em São Paulo!

    ResponderExcluir
  7. "Obuturo não se desvia daquilo a que diz chamarem-se os valores culturais do país. “Ninguém pode interferir nos assuntos internos do Uganda. A homossexualidade é abominável para a nossa cultura. É assim que somos. Acho errado a postura da comunidade internacional em querer impor os seus valores ao Uganda."

    fim da discussão !

    ResponderExcluir
  8. Quer saber, viado tem mais é que tomar no cu mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Que matem eles , você não tem o direito de palpitar sobre a lei de outro pais.
    Ninguem da Uganda ta matando a droga dos viados do Brasil (infelizmente) então isso não é problema seu nem meu nem do Brasil
    Quer procurar problema fora do Brasil porque ?
    Aqui ta cheio!

    ResponderExcluir
  10. Aí esta o complexo de superioridade do Ocidente. A Nigeria tem pena de morte pra Gays pq que a Suecia não aplica sanções a Nigeria??? Ah, ja sei os PetroDollares e os Diamantes de Sangue compram esses filhos da puta

    ResponderExcluir
  11. EU QUERO UMA LEI DESSA AQUI PRO BRASIL!!! O HOMOSSEXUALISMO É UMA PRAGA QUE AINDA VAI ACABAR COM A HUMANIDADE!!!

    COMO MEU AMIGO RONALDO GRINSCHER DISSE:
    VIADO TEM É QUE TOMAR NO CU MESMO. RSRSRS

    ResponderExcluir
  12. A situação ta tão ridícula no Brasil...
    que eu não posso "não gostar" de viado que eu ja sou chamado de Homofóbico!
    Meu... eu não sou homofóbico! Eu apenas GOSTO de mulher!!
    Senhores Viados, EU NÃO SOU HOMOFÓBICO por não gostar de voces, eu apenas GOSTO DE MULHER!
    O Brioco é de vocês, voces fazem o que quiser com ele. Só não oferece pra mim porque eu gosto é de mulher. Dá um tempo!
    .
    .
    .
    Antigamente o homossexualismo era proibido no Brasil. Depois passou a ser tolerado. Hoje é aceito como coisa normal. Eu vou-me embora antes que passe a ser obrigatório.
    Arnaldo Jabor (2)

    ResponderExcluir
  13. sabiam que é comprovado que homofóbicos têm tendência a serem gays também? ninguém para pra pensar que homossexuais são PESSOAS COMO QUAISQUER OUTRAS!

    ResponderExcluir
  14. apoio essa lei, infelizmente uma pena que não o fazem o mesmo aqui no Brasil, que chega a ser ridiculo, se querem ser tudo bem, mas ao mesmo que não sejam como essa midia toda aqui no Brasil que esqueçe os valores culturais, olha as novelas quando não se trata apoiando gays e lésbicas é tratando com normalidade o amor entre uma pessoa velha e uma pessoa nova, querem que o ridiculo seja normal em nosso país, sobre o homosexualismo que aumenta cada dia desenfreadamente é sim esquecer valores humanos, é bizarro e ridiculo, nunca vi dois homens juntos ou duas mulheres gerarem uma vida, a coisa mais bela que pode existir entre nos e que devemos todo dia dar valor , alias esses infeliz esquecem que foram frutos do amor de um HOMEM E UMA MULHER e criam essas modinhas, pq não me venham dizer que é por que gostam, pq a coisa ficou alarmante após a mídia apoiar, todo santo dia é um e outro entrando nessa babaquisse.

    ResponderExcluir
  15. O cara querer ser homossexual é um direito dele, tem q se respeitar! Agora o problema é o cara ser "bicha" e qrer ser sempre mais do q uma mulher tipo dar mais chiliques, qrer aparecer demais, não respeitar outros homens, isso sim é problemático!

    ResponderExcluir
  16. Não sei se é natural, normal, bizarrice ou o que, só sei que cada um tem o direito de viver sua vida como melhor lhe convém..

    ResponderExcluir
  17. Meu Deus. Quanta barbaridade eu li nos comentários dessas "pessoas". Uma coisa é fato: cada povo, define o que é certo e o que é erado para si. O que é certo no Brasil, pode ser errado em algum outro lugar do mundo e vice-versa. Porém, a homossexualidade, cada vez mais tem sido vista como algo normal, como de fato é, e se não fosse, essa ascenção (que talvez seja até falsa, como estamos vendo aqui nos comentários)não estaria ocorrendo.
    Se na cultura do país em questão, a homossexualidade é vista como tal abominação a ponto de matar os homossexuais, os outros páises devem agir com diplomacia para tentar chegar num acordo mais humano. Se deve respeitar a cultura alheia, mas antes de tudo, se deve respeitar a vida humana.
    Sem comentário para os ignorantes.

    ResponderExcluir
  18. SOU A FAVOR DA LEI

    SE NAO VIRA A PALHAÇADA Q TEMOS EM SP

    ResponderExcluir
  19. Sou afavor da lei e acho que nenhum país tem o direito de criticar as leis de outros...
    Mais convenhamos, ser gay no japão é uma coisa..
    Mais na Africa auhauah tem que ser louco memso kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  20. sou a favor! morte a todos os gays de uganda
    e do mundo todo! bamdo de filhas da puta nogentos!

    ResponderExcluir
  21. morte a todos estes gays nojentos!

    ResponderExcluir
  22. tomara que segem queimados vivos ¬¬

    ResponderExcluir
  23. Hummm, tem um bando de bichinhas enrustida, comentando aii em cima.

    ResponderExcluir
  24. Poxa pessoal, vamos parar de pensar assim com toda esse preconceito e ódio. Sim, eu confesso que aqueles gays super afeminados que querem ser mulher são ridículos, mas nem só pq é gay que tem que ser "bicha". Enfim, sou contra qualquer tipo de violencia independente de como a pessoa é. Respeitem a diversidade

    ResponderExcluir
  25. Antes de tudo Jh0nni não é 'homossexualismo'pois não é uma doença,e sim 'homossexualidade'. ;D
    Por mim tem é q matar todo mundo que concorda com essa lei,um FODA-SE pra todos vocês.
    Sou contra a preconceito,independente do lugar e sua cultura,isso tem q acabar. u.u

    ResponderExcluir
  26. PQP com tanto problema no mundo mais urgentes do que a aceitação do homossexualismo, como a fome, a miséria e a violência e você chamando a atenção dos homossexuais de UGANDA?!

    Não estou sendo homofóbico, mas parece que hoje em dia existe essa necessidade de se parecer politicamente correta tão grande que acabamos nos desviando para coisas que não são de prima importância.

    ResponderExcluir
  27. Cada um sabe o que é melhor pro seu País!!!
    Ao invés de se preocupar com Uganda se preocupe com o Brasil primeiro!!
    E outra aqui no Brasil para pobre trabalhador ou desempregado não existe direitos humanos...

    ResponderExcluir
  28. to lendo cada horror aqui !
    quando as pessoas vão intender que a homossexualidade não se escolhe ?!
    quando vão intender que o MUNDO precisa se acc diante das diferenças ?!
    esse é o caminho do ser Humano para descobrir o sentido da vida,descobrir o valor que cada 1 tem,descobrir o caminho da PAZ...
    Tenho pena dessas pessoas que acham que o mundo vai acabar por existirem Gays...eles não estão roubando o espaço de ninguém,eles querem apenas o seu devido respeito...
    A é verdade né,o MUNDO quer continuar reproduzindo,as pessoas querem ter filhos,pra no Futuro terem que contar a história do mundo :
    -que pessoas inocentes morreram pra essas crianças nascerem...
    quanto sangue derramado já só pela religião,pela cor,não acham que já basta ?! cadê o valor do HOMEM ?! cadê a Fé ? o Amor ?
    vergonha de saber que sou de uma raça que desvaloriza o próximo,machuca os mais fracos pra se sentirem melhores e desacreditam do próprio Deus !

    ResponderExcluir
  29. Esses veados que entram aqui como "anônimo", mostra teu lado "homem" porra, aparece aí frango, fica se escondendo?
    coisa típica de veadinho mesmo ¬¬
    Bando de pau no cu, é pra morrer tudinho mesmo!

    Em toda a história mataram-se pessoas inocentes: pagãos, budistas, mulheres que lutavam por seus direitos, etc
    Aí agora temos que ter peninha de veadinho?
    Foda-se!

    ResponderExcluir
  30. Um lei dessas no Brasil seria ótimo hehehe
    eu mesmo fazia questão de massacrá-los!

    ResponderExcluir
  31. O meu nome é Carla Coimbra e considero uma grande covardia dos indivíduos que fazem comentários ocultando o seu nome. Sou heterossexual, casada e com filhos. Sou totalmente contra a punição da homossexualidade, mas a 100%. Vivam e deixem viver. Cada qual sabe da sua orientação sexual. É totalmente descabido, imoral e desumano, castigarem, prenderem, espancarem ou punições de morte. Todas essas pessoas mereciam estar no lugar dos que estão a ser julgados unicamente por terem sentimentos diferentes da maioria. Todos mas todos que fazem estas leis absurdas e que votam contra qualquer violência, merecem o inferno. Deixem que cada um decida sobre a sua vida, orientação sexual e quanto à sua religião ou fé. Sejam humanos ou a salvação da humanidade, realmente estará completamente perdida. Vamos salvar a humanidade. Sigam o caminho do amor e da bondade. E agora? Por ter este pensamento, mereço ser condenada à morte? Vergonhoso, tudo isto é vergonhoso. Os "homens", não sabem ter o poder e quando o têm, só escolhem fazer o mal ao seu semelhante.

    ResponderExcluir
  32. Meu Deus, como tenho vergonha de fazer parte desta família de seres humanos. Não, eu não faço parte de nenhum de vocês, gente sem coração. Tudo o que leio é tão vergonhoso que fico com arrepios de ver tanto ódio, pelas pessoas, tanta falta de tolerância, tanta falta de amor pelo próximo. Estou tão enojado por estes indivíduos poderem pensar que são gente. não são gente, são demónios. Um assunto tão delicado em que se fala sobre pena de morte de pessoas inocentes que são muito melhores que todos vocês. Sim, porque esta escumalha que escreve aqui, sem sequer pensar naquilo que está a deixar aqui e a ajudar a condenar pessoas que apenas têm outra orientação sexual? O que é isto? Pensem bem, o que é isto? Não me esqueço de pôr o meu nome, sou a que escrevi acima, dou o nome e se pudesse a cara, meu nome é Carla Coimbra e não tenho medo algum de pedir, salvem estes inocentes, não sejam carrascos, como tantos outros, neste mundo perdido.

    ResponderExcluir
  33. O nosso nome é Filipa Coimbra e Duarte Costa! Votamos contra este absurdo. Ser homossexual é uma orientação e não uma maldade. Deve existir uma pena contra um crime, ora ser homossexual está longe de ser um crime, não prejudicam a sociedade por serem como são. Aceitem a diferença!!! É incrível isto ainda existir no século XXI. Pena de morte devia ser para aqueles que desejam a morte a uma pessoa homossexual inocente (apesar de sermos contra a pena de morte era o que mereciam).

    ResponderExcluir

Regras dos comentários


- Comentários com palavras ofensivas serão deletados;

- Sem propaganda de blogs ou sites;

- Caso queira deixar o seu site blog, faça isso usando openId;



Saiba comentar, aproveite.